Curitiba, 22 de Outubro de 2019.
16:58

Assespro aproxima-se do Governo Federal para promover avanços no setor de tecnologia

Ministro Marcos Pontes esteve presente na Reunião do Conselho de Administração da entidade em Curitiba (PR)

Edição 69

ASSESPRO

O Paraná foi palco de uma reunião de aproximação entre a Federação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) e o ministro Marcos Pontes, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). 



Pontes esteve visitando o Estado na última semana e as diversas frentes que trabalham no fomento e incentivo a projetos no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no país.  Na ocasião, a Assespro-PR, como anfitriã da reunião, aproveitou para expor as demandas da entidade e do ecossistema estadual. 



O encontro iniciou em uma reunião do conselho de administração da Federação e estendeu-se para a Assembléia Legislativa do Paraná, onde as partes estiveram reunidas na Comissão de Ciência e Tecnologia, finalizando em um almoço com o Governador Ratinho Junior, o Ministro Marcos Pontes e o presidente da Assespro-PR, Adriano Krzyuy.



O ministro falou em sua visita sobre o momento de aparente dificuldade que o Brasil vive e sobre as oportunidades de inovação: “Muitas vezes, quando temos dificuldades é que surgem as oportunidades. Mas, isso precisa ser acompanhado pela atitude, que faz com que tudo se transforme, possibilitando que alcancemos nossas metas e objetivos. Além disso, precisamos da inovação, da ciência e da tecnologia, que são as ferramentas que fazem com que sonhos que parecem impossíveis sejam realizados. Foi assim na década de 1960, nos EUA, quando o primeiro homem conseguiu pisar na lua em um momento difícil para o país, de competição com a URSS. Eles tinham a tecnologia necessária e tiveram atitude, então conseguiram conquistar seu objetivo”, declarou Marcos Pontes, Ministro do MCTIC.  



Pontes também mencionou a importância da união: “Para alcançarmos os objetivos colocados precisamos de união. E o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações tem que funcionar como esse ponto de união, onde convergem todas as coisas, e estamos dispostos a fazer com que isso aconteça”, afirmou Marcos Pontes.



O superintendente de inovação do Governo do Paraná, Henrique Domakoski, esteve presente e também citou a união como conceito chave para o ecossistema de inovação do Paraná:



“O Governador do Paraná entende que a inovação é fundamental para construirmos um estado inclusivo, sustentável, que seja capaz de acompanhar a velocidade da mudança que ocorre com as novas tecnologias e que mudam o nosso modo de pensar, de agir e de viver. Esse é um desejo do Governador e eu vejo que todos estão alinhados. A Assespro, representando as empresas e a iniciativa privada, é um parceiro importantíssimo e a academia também está super alinhada com essa pauta e com esse desejo de fazer acontecer. E sem esse tríplice caminhando junto, sabemos que seria praticamente impossível”, declarou.



E, em nome do governador e de todo o estado, declarou a satisfação com a presença do ministro: “Estamos muitos felizes com a sua presença aqui, conte conosco pra construir esse Paraná e esse Brasil verdadeiramente inovador”, disse na ocasião Henrique Domakoski.



O conceito de união também permeou o discurso de outros atores presentes, como o de Emerson Bacil, deputado estadual e presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (CCTES):



“Que a gente possa unir ações e trabalho em prol de um objetivo. A vinda do ministro aqui nos orgulha e nos deixa felizes, mas também mostra que nós temos o amparo do Governo Federal pra que possamos trabalhar juntos. Não somente com o estado do Paraná, mas com todo o país. Contem conosco para que possamos dar nossa contribuição. Que nós possamos, a partir dessa data e desse dia de trabalho, fazer com que nossas esperanças e sonhos se tornem realidade. Porque a inovação, muitas vezes, fica no sonho. Mas, quando a colocamos em prática, ela melhora e faz o bem na vida das pessoas”, declarou.  



“Nosso lema na Assespro é ‘Juntos somos mais’ e vai de encontro a tudo o que o ministro Marcos Pontes defendeu hoje e ao discurso proferido pelos demais aqui presentes. E isso não é à toa, para construirmos um estado e um país realmente inovador, precisamos estar dispostos a unir forças e conhecimento. E a visita do ministro é mais uma prova de que estamos cada vez mais caminhando para isso”, finalizou Adriano Krzyuy, Presidente da Assespro – PR.



Voltar

Indique para um amigo

Assespro aproxima-se do Governo Federal para promover avanços no setor de tecnologia
Ministro Marcos Pontes esteve presente na Reunião do Conselho de Administração da entidade em Curitiba (PR)

www.falaparana.com.br