Publicidade

Assespro-PR apoia Movimenta Curitiba: festival de inovação da capital

Edição 63 ASSESPRO PR Aconteceu neste final de semana (3/03 e 4/03) o festival Movimenta Curitiba, primeiro evento organizado pelo ecossistema de inovação da capital. O evento ocorreu na Usina 5, espaço de eventos e mais novo parque urbano da capital paranaense. O festival é uma das ações estabelecidas no Pacto da Inovação de Curitiba, […]

1 de julho de 2021 11:00

Edição 63

ASSESPRO PR

Aconteceu neste final de semana (3/03 e 4/03) o festival Movimenta Curitiba, primeiro evento organizado pelo ecossistema de inovação da capital. O evento ocorreu na Usina 5, espaço de eventos e mais novo parque urbano da capital paranaense. O festival é uma das ações estabelecidas no Pacto da Inovação de Curitiba, firmado no final do ano passado.

Segundo Rodrigo Galego, vice-presidente de qualidade, planejamento e controle da Assespro-PR, o Movimenta Curitiba é um projeto desenvolvido por todo o ecossistema sem nenhum organizador direto. “Com esse evento a ideia é apresentar diferentes oportunidades para a comunidade, mostrando que Curitiba possui espaço, que não há necessidade de sair da cidade à procura de novas chances”, explica.

O Movimenta Curitiba é uma extensão do Smart City Expo Curitiba 2018, o maior evento de cidades inteligentes do mundo, que ocorreu nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, no Barigui. Durante os dois dias do festival, foram realizadas mais de 40 atividades voltadas para as diversas áreas da economia criativa e tecnologia.

 

De acordo com o Prefeito Rafael Greca, o objetivo desses projetos é fazer com que Curitiba volte a ser uma cidade inovadora. “O meu propósito é provocar em Curitiba a cultura da inovação, não só como um fato de mercado, uma propriedade de quem domina os softwares, mas como um processo cultural. A ideia é que as crianças sejam educadas para a inovação para que Curitiba volte a ser a cidade mais inovadora do Brasil”, declara.

Organizado por entidades, empresas e startups da cidade, quem passou pelo evento teve a oportunidade de participar de 92 palestras e painéis, 32 exposições e rodada de negócios e conhecer o projeto de 55 startups. Além disso, houve também a participação do International Open Data com intervenções de graffiti, Destrava Awards da Aldeia Coworking e da escola Centro Europeu, que promoveu uma corrida e apresentação de drones.

Para o diretor técnico da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Thiago Francisco da Silva, o evento é uma grande demonstração de amadurecimento do ecossistema de inovação da cidade. “O intuito é fazer com que todo mundo trabalhe junto, pois o crescimento do sistema como um todo é muito mais forte do que cada ator individual, então a agência em parceria com vários atores importantes como a Assespro-PR tem feito um trabalho efetivo que nos possibilita realizar outros projetos daqui pra frente”, comenta.

Além de toda a programação tecnológica, o festival foi um ponto de encontro e lazer para passar o fim de semana, acompanhado de música, food trucks, atividades culturais e competição de Harley-Davidson.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito