Curitiba, 27 de Abril de 2017.
14:13

Bancada Digital na Alep representa um marco para o setor de tecnologia

Para o empresário e presidente da Assespro, Adriano Krzyuy a Bancada Digital é uma ação prática de uma governança desenvolvida para fortalecer o setor.

Edição 59

ADRIANO KRZYUY

O que representa o respaldo no Legislativo e da Secretaria de estado da Ciência e Tecnologia (Seti) para ações de fomento do setor de Tecnologia da Informação (TI)?

A Bancada Digital na Alep representa um marco para o setor de tecnologia no Paraná. A atuação do deputado Guto Silva foi muito importante para a criação da Bancada, mobilizando os deputados paranaenses e posicionando a importância da tecnologia e inovação para a sociedade no estado. O secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, também tem apoiado e incentivado a relação da academia com governo e empresas, demonstrando compromisso com o setor de tecnologia do PR. Os poderes Executivo e Legislativo do Paraná perceberam a importância da tecnologia para o desenvolvimento econômico e social com apoio às TICs no estado do Paraná.

 

O governador Beto Richa assinou decreto que criou “uma governança para a área de Tecnologia da Informação e Comunicações no Paraná para fomentar o setor”. Como está tal ação e como a iniciativa e a frente parlamentar podem atuar em conjunto no desenvolvimento de ações para o setor de TI?

A governança tem realizado mensalmente reuniões desde o decreto para o planejamento das ações. As entidades, iniciativa privada, academia e governo estão empenhados em definir uma política forte para o setor de tecnologia no Paraná. A Bancada Digital é o primeiro resultado prático realizado pela governança em apoio ao setor de tecnologia no Paraná.


O Paraná tem polos de tecnologia, como o de Pato Branco. Qual sua expectativa para o setor com organização desses polos regionais?

Além de Pato Branco (Sudoeste), temos também no Oeste (Cascavel e região), Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Curitiba. Todas regiões têm se mobilizado em torno da governança e da Bancada Digital, discutindo ações propositivas para o setor de tecnologia e que irão demandar atuação da Bancada Digital para proposição de projetos de lei específicos para cada tema demandado.

 



Voltar

Indique para um amigo

Bancada Digital na Alep representa um marco para o setor de tecnologia
Para o empresário e presidente da Assespro, Adriano Krzyuy a Bancada Digital é uma ação prática de uma governança desenvolvida para fortalecer o setor.

www.falaparana.com.br