Publicidade

Bancada Digital na Alep representa um marco para o setor de tecnologia

Para o empresário e presidente da Assespro, Adriano Krzyuy a Bancada Digital é uma ação prática de uma governança desenvolvida para fortalecer o setor. Edição 59 ADRIANO KRZYUY O que representa o respaldo no Legislativo e da Secretaria de estado da Ciência e Tecnologia (Seti) para ações de fomento do setor de Tecnologia da Informação […]

1 de julho de 2021 09:05

Para o empresário e presidente da Assespro, Adriano Krzyuy a Bancada Digital é uma ação prática de uma governança desenvolvida para fortalecer o setor.

Edição 59

ADRIANO KRZYUY

O que representa o respaldo no Legislativo e da Secretaria de estado da Ciência e Tecnologia (Seti) para ações de fomento do setor de Tecnologia da Informação (TI)?

 

A Bancada Digital na Alep representa um marco para o setor de tecnologia no Paraná. A atuação do deputado Guto Silva foi muito importante para a criação da Bancada, mobilizando os deputados paranaenses e posicionando a importância da tecnologia e inovação para a sociedade no estado. O secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, também tem apoiado e incentivado a relação da academia com governo e empresas, demonstrando compromisso com o setor de tecnologia do PR. Os poderes Executivo e Legislativo do Paraná perceberam a importância da tecnologia para o desenvolvimento econômico e social com apoio às TICs no estado do Paraná.

 

 

 

O governador Beto Richa assinou decreto que criou “uma governança para a área de Tecnologia da Informação e Comunicações no Paraná para fomentar o setor”. Como está tal ação e como a iniciativa e a frente parlamentar podem atuar em conjunto no desenvolvimento de ações para o setor de TI?

A governança tem realizado mensalmente reuniões desde o decreto para o planejamento das ações. As entidades, iniciativa privada, academia e governo estão empenhados em definir uma política forte para o setor de tecnologia no Paraná. A Bancada Digital é o primeiro resultado prático realizado pela governança em apoio ao setor de tecnologia no Paraná.

 

O Paraná tem polos de tecnologia, como o de Pato Branco. Qual sua expectativa para o setor com organização desses polos regionais?

Além de Pato Branco (Sudoeste), temos também no Oeste (Cascavel e região), Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Curitiba. Todas regiões têm se mobilizado em torno da governança e da Bancada Digital, discutindo ações propositivas para o setor de tecnologia e que irão demandar atuação da Bancada Digital para proposição de projetos de lei específicos para cada tema demandado.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito