Publicidade

Fórum TI Banrisul: presidente da Assespro-RS modera primeiro painel

A presidente da Assespro-RS, Letícia Batistela, foi a moderadora do primeiro painel da 9ª edição do Fórum Internacional de TI do Banrisul edição 56 ASSESPRO RS A presidente da Assespro-RS, Letícia Batistela, foi a moderadora do primeiro painel da 9ª edição do Fórum Internacional de TI do Banrisul, que iniciou nesta quarta-feira, 18, no Teatro […]

1 de julho de 2021 08:01

A presidente da Assespro-RS, Letícia Batistela, foi a moderadora do primeiro painel da 9ª edição do Fórum Internacional de TI do Banrisul

edição 56

ASSESPRO RS

A presidente da Assespro-RS, Letícia Batistela, foi a moderadora do primeiro painel da 9ª edição do Fórum Internacional de TI do Banrisul, que iniciou nesta quarta-feira, 18, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, e segue até esta quinta-feira, 19.

 

 

 

O painel “Os Governos e os novos hábitos da população”, teve como pontos chave a apresentação de cases que destacaram os desafios dos governos na estruturação tecnológica a serviço dos cidadãos. Letícia exemplificou o caso das cidades sustentáveis (smart cities) estruturadas para proporcionar mais bem-estar aos cidadãos. Com a escassez de recursos municipais para investir em infraestrutura tecnológica, a cidade de Porto Alegre pretende avançar por meio de isenção de IPTU a empresas que se estabelecerem no 4º Distrito, um polo tecnológico que reunirá empresas e espaços residenciais.

 

 

 

Um case interessante apresentado pela vice-presidente da Procergs, Deborah Villela, exemplificou como pequenas iniciativas podem contribuir no desenvolvimento econômico. O projeto ONE, por exemplo, reduziu as filas de caminhões nos postos alfandegários por meio de um dispositivo eletrônico anexado aos veículos. Este sensor transmite os documentos fiscais eletrônicos que são enviados para os postos de controle, reduzindo o custo com logística.

 

 

 

Elise Sueli Gonçalves, coordenadora de Dados e Serviços Públicos Digitais da Secretaria de Tecnologia da Informação, relatou sobre os esforços realizados pela esfera federal para aperfeiçoar os serviços públicos oferecidos aos cidadãos.

 

 

 

Renato de Oliveira, secretário adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e que também representou o secretário Fábio Branco na solenidade de abertura do evento, afirmou que o desafio para os próximos anos é fazer com que os investimentos em tecnologia tenham impacto no desenvolvimento econômico. Falou também do Rio Grande do Sul como um centro geoestratégico e econômico do Mercosul.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito