Publicidade

Mais de 2.000 crianças devem visitar minicidade inteligente em Curitiba

Até junho, oficinas com alunos de escolas públicas vão acontecer no espaço Edição 59 ICITIES KIDS Uma cidade em miniatura pensada para aproximar as crianças e os jovens de assuntos como mobilidade urbana, robótica e energias sustentáveis. Essa é a experiência proporcionada pelo iCities Kids, evento que está em sua segunda edição e foi lançado […]

1 de julho de 2021 09:14

Até junho, oficinas com alunos de escolas públicas vão acontecer no espaço

Edição 59

ICITIES KIDS

Uma cidade em miniatura pensada para aproximar as crianças e os jovens de assuntos como mobilidade urbana, robótica e energias sustentáveis. Essa é a experiência proporcionada pelo iCities Kids, evento que está em sua segunda edição e foi lançado no dia 29 de março em Curitiba. A data foi escolhida a dedo, pois marca o aniversário da cidade. A iniciativa é da empresa iCities, especializada em projetos e soluções para cidades inteligentes, em parceria com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) e a Secretaria da Educação de Curitiba.

O espaço de 100 m² será palco de oficinas e dinâmicas até junho. Alunos de escolas do ensino público fundamental da cidade vão participar. “A educação tem um papel imprescindível no processo de transformação digital. Uma nova geração que conhece as soluções para uma cidade mais inteligente é o caminho mais efetivo para um futuro promissor para todos”, diz Fabrício Zanini, presidente do ICI.

Os temas, tão relevantes para qualquer cidade que queira ser inovadora, são adaptados de forma lúdica e interativa para tornar o processo de educação infanto-juvenil mais fácil e interessante para ser trabalhado. “O objetivo é envolver mais de 2.000 estudantes para que eles se tornem disseminadores do conceito de cidades inteligentes e tenham acesso à cultura da inovação e conteúdos relacionados à tecnologia e à sustentabilidade”, explica André Telles, um dos idealizadores do iCities Kids.

As oficinas se dividem em várias áreas. Sobre educação no trânsito, as crianças têm contato com assuntos como ciclomobilidade, compartilhamento de veículos e carros elétricos. Na área de tecnologia, o foco é robótica. Para aprender sobre energias renováveis, os alunos descobrem que, além da hidrelétrica, a energia também pode ser gerada por outras fontes, como sol, biogás, biomassa e até mesmo o hidrogênio. E, por fim, na oficina sobre separação do lixo, as crianças conhecem as composteiras de resíduos sólidos, as hortas suspensas e os telhados verdes. “Temos painéis solares para mostrar como funcionam as fontes de energias alternativas, jardins inteligentes que economizam água e energia, e atividades com óculos de realidade virtual”, comenta Roberto Marcelino, diretor de Novos Negócios e cofundador do iCities.

A minicidade inteligente fica montada até o dia 28 de junho, na sede do IBQP – Instituto Brasileiro da Qualidade e da Produtividade. Mais informações no site www.icitieskids.com.br.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito