Curitiba, 19 de Abril de 2018.
10:02

Mercado de TI (Informática) no Brasil em 2017

As tendências para 2018

Edição 63

Ivair Rodrigues

A IT4CIO finalizou a sua 13ª pesquisa anual sobre tendências de investimentos em TI (informática) pelas empresas brasileiras. Após entrevistar os responsáveis pelo departamento de TI de 1.500 empresas de grande e médio porte, a pesquisa aponta que em 2017 os investimentos em TI cresceram 3,1% em reais, um pouco mais do que a inflação projetada para o ano, que foi de 2,8%. Este crescimento poderia ter sido maior, se não houvesse a queda dos investimentos de 2,1% por parte do segmento governamental. Desde 2015, o governo vem diminuindo os seus gastos com informática. 

Para 2018, 51% dos entrevistados mencionaram que terão os seus orçamentos aumentados em TI, enquanto 23% diminuirão. A previsão é de que haja um aumento médio de 5% este ano. Novamente, o segmento governamental puxa para baixo este percentual, com a previsão de nova queda de 2%.

Além do fator de aumento de investimentos, houve um pequeno crescimento na contratação de novos funcionários na área de TI, depois de dois anos em declínio. 19% dos entrevistados afirmaram que querem contratar funcionários mais seniores, contra 12% que mencionaram contratar profissionais mais baratos devido à crise política e econômica ainda existente. 

Ganham prioridade em 2018 os projetos relacionados a automação de TI, cloud computing, BI, segurança da informação, inteligência artificial e IoT, segundo o diretor de pesquisas da IT4CIO, Ivair Rodrigues. 

Com a melhora da economia, os investimentos em renovação da infraestrutura crescerão em relação aos últimos três anos em que houve poucos investimentos. 

De acordo com a gerente de pesquisas, Juliana Simette, o ano de 2018 continua ainda sendo desafiador para as empresas: 66% delas ainda pensam em revisar os seus contratos com os fornecedores. 

IT4CIO - A IT4CIO foi criada para promover e trabalhar a pesquisa, a extensão e a divulgação em diversos setores do mercado, com ênfase em na Tecnologia da Informação. A IT4CIO oferece às organizações dados e percepções precisas, relevantes e de alto impacto para a tomada de decisões sólidas e eficientes, com a realização de pesquisas de mercado e eventos direcionados à área de TI. 



Voltar

Indique para um amigo

Mercado de TI (Informática) no Brasil em 2017
As tendências para 2018

www.falaparana.com.br