Curitiba, 15 de Julho de 2016.
08:27

Programa Fraterno engaja executivos

IT4CIO desenvolve projeto que constrói pontes entre executivos, projetos sociais e ambientais

edição 56

IT4CIO

Atualmente, a grande maioria das empresas possui consciência de seu papel social e ambiental perante a sociedade. Porém, apenas o conhecimento desta necessidade não é suficiente para que possam desenvolver projetos que atuem nestes cenários, já que estas ações demandam tempo, planejamento e obviamente investimentos.



                Pensando em superar esta dificuldade a IT4CIO desenvolveu o Projeto Fraterno, criando pontes e facilitam que ações sociais e projetos ambientais saiam do papel. Segundo Luiz Matzenbacher, presidente da IT4CIO, “havia a intenção da empresa abraçar um projeto social ou ambiental junto com seus clientes, dando ênfase às ações internas já executadas na empresa. Em paralelo a isso, buscávamos uma motivação a mais para recompensar os participantes dos nossos eventos e atividades. Assim, quanto mais participação, maior o valor revertido para uma ação social ou ambiental”. Foi a partir da união dessas duas vertentes que surgiu o Programa Fraterno.



O programa funciona de maneira muito simples: a cada atividade realizada pelo executivo, seja durante algum dos eventos promovidos pela IT4CIO, em participações como fonte para matérias ou em pesquisas de qualidade, o executivo acumula uma quantidade de pontos, que posteriormente são revertidos e doados para uma ação social ou projeto ambiental. “Em um mundo onde as ações de sustentabilidade serão decisivas para as futuras gerações, todas as ações de estímulo à solidariedade e desenvolvimento da consciência social são muito bem-vindas. Assim, meu engajamento ao Programa Fraterno foi imediato, logo que conheci os objetivos do mesmo”, comenta Eduardo Vieira Ferrari, gerente de tecnologia da informação da FIESC.



Contudo havia dúvidas sobre como deveria ser decidido o projeto a ser beneficiado, e como dar transparência às doações. ”Isso foi resolvido com a criação do Conselho do Programa Fraterno. Assim, participantes dos nossos eventos fazem parte como voluntários no Conselho, ao qual cabe decidir, a cada recurso disponibilizado, qual entidade será beneficiada”, explica Matzenbacher. “Entendemos que empresas e profissionais também podem atuar para fazer um mundo melhor. O nosso benefício é sentirmo-nos realizados por fazer nossa parte”.



A presidente do Conselho do Projeto Fraterno, Regina Pistelli, enxerga a transparência do projeto como o grande diferencial. “A IT4CIO possui uma credibilidade muito grande, ela é naturalmente uma empresa fraterna. Desta forma, quando ela se propõe a disponibilizar apoio para entidades beneficentes, para nós profissionais é uma tranquilidade”, explica a presidente.



                O objetivo do programa desenvolvido pela IT4CIO, além de gerar informação, network e conteúdo relevante para os profissionais, é engajá-los socialmente. Por isso os executivos devem estar atentos à programação da IT4CIO, pois a qualquer momento durante a ocorrência de seus eventos a empresa pode desenvolver ações especiais que gerem pontuação aos participantes. “A participação em atividades que agreguem novos conhecimentos, bem como, aumentem o networking são, por si só, motivos suficientes para que o CIO seja um membro ativo nos eventos. A contribuição indireta às atividades da sociedade em geral adicionam, com certeza, novos benefícios”, opina Eduardo Ferrari.   



Para Luís Mario Luchetta, diretor presidente da ICI, a escolha de participar do Projeto Fraterno é uma oportunidade para contribuir com quem precisa. “Acredito na máxima de que sempre devemos fazer o bem, independente de quem”, comenta Luchetta.  Para o diretor presidente o maior benefício do Projeto Fraterno é o fato de transformar a realidade de quem necessita, sem a necessidade de estar envolvido diretamente na seleção e acompanhamento da destinação dos investimentos.



Ainda sobre os benefícios gerados para a sociedade, Regina Pistelli complementa: “entendo que a iniciativa é maravilhosa, uma demonstração do perfil dos sócios e colaboradores da IT4CIO”.  A ideia de escolher privilegiar instituições por regiões do Brasil, não se restringindo a região sul e sudoeste é, na opinião da executiva, muito bem-vinda e um ato de solidariedade. “Foi uma honra e grande emoção ser convidada para presidir esse lindo programa. A iniciativa só faz expandir e incluir os mais necessitados nesta grande corrente do bem”.



 



Voltar

Indique para um amigo

Programa Fraterno engaja executivos
IT4CIO desenvolve projeto que constrói pontes entre executivos, projetos sociais e ambientais

www.falaparana.com.br