Publicidade

Cidades inteligentes são tema de debate mundial em Curitiba

A capital paranaense recebeu cerca de 5,5 mil pessoas no Smart City Expo Curitiba para debater sobre inovações, tecnologias e soluções inteligentespara os cidadãos Edição 63 ICITIES Os debates sobre inovação urbana e as soluções para o futuro das cidades pelo mundo dominaram os painéis, palestras e estandes do Smart City Expo Curitiba, que recebeu […]

2 de julho de 2021 20:36

A capital paranaense recebeu cerca de 5,5 mil pessoas no Smart City Expo Curitiba para debater sobre inovações, tecnologias e soluções inteligentespara os cidadãos

Edição 63

ICITIES

Os debates sobre inovação urbana e as soluções para o futuro das cidades pelo mundo dominaram os painéis, palestras e estandes do Smart City Expo Curitiba, que recebeu mais de 5,5 mil profissionais e especialistas nos dias 28 de fevereiro e 1° de março de 2018, no Expo Renault Barigui.

Chancelado pela FIRA Barcelona Interna-cional, essa foi a primeira edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City World Congress, realizado anualmente em Barcelona. O evento já recebeu edições em diversas cidades do mundo como Kyoto, Casablanca, Montreal e Buenos Aires.

O sucesso foi tão grande que a edição de 2019 foi confirmada logo durante a cerimônia de encerramento. “Esses resultados demonstram a sensibilidade do Brasil e de Curitiba no desenvolvimento das cidades e na sustentabilidade. Na primeira edição, o SCE Curitiba já alcançou o mesmo nível de edições em Casablanca ou Kyoto com vários anos de operação”, explica o espanhol Victor Moreno, gerente de marketing da FIRA Barcelona, que acompanhou o evento.

Os debates, divididos entre os segmentos Tecnologias Disruptivas, Governança, Inovação Digital e Cidades Sustentáveis do Futuro, reuniram 84 palestrantes nacionais e internacionais, mais de 50 prefeitos de cidades de toda a América Latina e participantes de 25 países.

Nomes de peso estiveram entre os palestrantes como como o do arquiteto Carlo Ratti, diretor do Senseable City Lab do MIT, nos Estados Unidos, do coordenador do Amsterdam Smart City, Frans-Anton Vermast, da empresária e palestrante Tia Kansara,  criadora da Replenish Eart e da consultoria Kansara Hackney e do jornalista André Trigueiro, apresentador da Globo News e colunista da CBN, do G1 e da Folha de S. Paulo especializado em sustentabilidade.

 

 

 

“O evento foi um sucesso, em todos os sentidos. Tanto a participação dos congressistas quanto a contribuição dos speakers e expositores foi à altura deste evento histórico para o país e para Curitiba, que agora faz parte do seleto grupo de smart cities sede de um evento chancelado pela Fira Barcelona”, comemora André Telles, diretor do iCities, empresa curitibana organizadora do evento com apoio do WTC Business Club Curitiba e da Prefeitura da cidade.

Ao todo, 22 empresas dos setores público e privado, como 99, Renault, Copel, Sanepar, Caixa e Itaipu também expuseram em seus estandes diversas soluções que melhoram a vida da população nas cidades. Entre os principais destaques estavam estratégias que visam à melhoria da mobilidade nas grandes cidades, soluções sustentáveis para melhor utilização da energia e dos recursos naturais, e tecnologias que podem transformar os serviços públicos, como a big data, internet das coisas, realidade virtual e inteligência artificial.

O evento também ofereceu o espaço Smart Plaza, em que mais de 80 startups curitibanas puderam expor soluções voltadas para as cidades e apresentar projetos voltados que foram desenvolvidos no Vale do Pinhão, iniciativa da Prefeitura Municipal de Curitiba que visa apoiar o ecossistema de inovação da cidade.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito