Publicidade

Conexão SPED 2018: apresenta as novidades no sistema

Evento realizado e idealizado pela Decision IT S.A., o Conexão SPED, aconteceu no dia 16 de maio e trouxe muitas novidades para os profissionais contábeis. Edição 64 SPED 2018 Evento realizado e idealizado pela Decision IT S.A., o Conexão SPED, aconteceu no dia 16 de maio e trouxe muitas novidades para os profissionais contábeis. O […]

2 de julho de 2021 21:22

Evento realizado e idealizado pela Decision IT S.A., o Conexão SPED, aconteceu no dia 16 de maio e trouxe muitas novidades para os profissionais contábeis.

Edição 64

SPED 2018

Evento realizado e idealizado pela Decision IT S.A., o Conexão SPED, aconteceu no dia 16 de maio e trouxe muitas novidades para os profissionais contábeis. O tema dessa edição abordou a transformação dos negócios e a necessidade de mudar padrões para promover a inovação dentro das empresas.

Na abertura do evento o Diretor Presidente da Decision IT S.A., Rogério Negruni, realizou um discurso inspirado na história das Lojas Renner e principalmente na grande trajetória e transformadora liderança de José Galló, presidente da maior varejista de moda do Brasil. Também participou da abertura, o presidente do SESCON-RS, Célio Levandovski, o qual comentou a importância do evento para a classe contábil.

Na sequência, o Conexão SPED proporcionou pela segunda vez para os participantes, a oportunidade de conhecer o novo Coordenador Nacional do SPED. Ederlei Norberto Majolo assumiu o cargo no dia 02 de maio, no lugar de Clóvis Belbute Peres, o qual atualmente assumiu a Coordenação-Geral de Cadastros da Receita Federal do Brasil. Majolo reforçou durante a sua participação a importância de simplificar e agilizar a prestação de contas pelos contribuintes e diminuir o custo e o tempo dispendidos pelas empresas para cumprir as suas obrigações fiscais.

O evento contou com 3 palestras e 4 painéis com representantes da Receita Federal do Brasil, do Ministério do Trabalho e Emprego e com especialistas do mercado. O primeiro tema a ser abordado foi a EFD-REINF, nova obrigação do SPED que as empresas precisam atender em 2018, ministrado por Mauro Negruni, Diretor de Conhecimento e Tecnologia da Decision IT S.A.. Mauro alertou sobre a obrigação e fez alguns esclarecimentos auxiliando as empresas a fazerem a primeira entrega ao Fisco corretamente. Em seguida, Jonathan Oliveira Formiga (Auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil e Supervisor Nacional da Escrituração Fiscal Digital das Contribuições) e Fabio Rodrigues (advogado e especialista em PIS/COFINS), protagonizaram o painel sobre as Contribuições Sociais e os seus recentes impactos. Formiga ressaltou que a nova contribuição, a CSRI, pode substituir o PIS e o COFINS, porém vem com o intuito de simplificar e não com o objetivo de aumentar a arrecadação. Para encerrar a amanhã, Edgar Madruga e Mauro Negruni debateram sobre o Ressarcimento de ICMS-ST e os impactos do Convênio 52/17.

Iniciando a maratona da tarde, José Maia (Coordenador do GT do Ministério Trabalho para o eSocial) reforçou o prazo do eSocial “Somente 13 mil empresas estão obrigadas a entregar o eSocial nesta primeira etapa e a maioria já está preparada. Portanto, não há nenhuma previsão de adiamento.”

O case Gerdau, uma das palestras mais aguardadas do dia, foi ministrada por André Citolin, Gerente de Tributos Indiretos, e Fernando Francesconi, Gerente de Gestão e Melhoria Contínua do Centro de Serviços, mostrou para o público que a robotização é possível para todos os tipos de empresas e que é necessário renovar os processos e estar aberto as mudanças, para que haja ganho de produtividade, qualidade e padronização de procedimentos na área tributária.

Em seguida, Ronaldo Zanotta, Gerente de Projetos da Decision IT S.A. e Fábio Almeida, Especialista em Tributos e Doutor em Finanças e Contabilidade, debateram sobre o controle do IRPJ e CSLL mensal integrado ao sistema contábil e os desafios de automatizar os processos de gestão sobre esses tributos. E, encerrando o ciclo de palestras, o Gerente do Projeto da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e), Gustavo Jubé, falou sobre o Projeto Nacional da NFS-e e disse: “A qualquer momento o novo Portal da NFS-e estará no ar. Estamos nos ajustes finais e aplicaremos a simplicidade nas emissões de NFS-e nos milhares de munícipios brasileiros.”.

O Conexão SPED 2018 também foi palco do lançamento do livro Compliance Tributário – práticas, riscos e atualidades, desenvolvido pela BSSP com diversos autores professores da faculdade. Foram sorteados 5 livros durante o evento e os participantes puderam conhecer os autores e pegar autógrafos no estande da BSSP.

Além disso, o patrocinador Cabify empresas também sorteou 3 vouchers de desconto em corridas e 6 kits com brindes. O evento também contou com os patrocínios do Decision SPED, onde os participantes puderam conhecer o software de solução fiscal e ter uma experiência diferente através de óculos de realidade virtual disponível no estande e o Workmatic PRO, onde quem visitava podia conferir de perto o processamento de livros digitais através do robô, otimizando o dia a dia do profissional contábil, além de diversos outros benefícios. As empresas Safeweb, Systax/Busca Legal e Enotas também patrocinaram o evento.

Com mais de 350 pessoas presentes, o Conexão SPED se consolidou como um evento que une fisco e sociedade e teve apoio de diversas entidades gaúchas engajadas com a causa fiscal e contábil tais como: SESCON-RS, Softsul, CRCRS, Blog do Mauro Negruni, Baguete, SPED Brasil, Portal Contábeis, SUCESURS, ASSESPRO-RS, SEPRORS, Sindiconta-RS, Graphic Store, TV Classe Contábil, Associação Comercial de Porto Alegre e FENAINFO.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito