Publicidade

Tecnologia do ICI a serviço da comunidade

Com 18 anos de existência, Instituto mantém projetos de responsabilidade social que beneficiam a população paranaense edição 56 ICI Em junho de 2016, o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) completou 18 anos de sua criação. Neste período, implantou diversos projetos de tecnologia da informação e comunicação (TIC) voltados à gestão pública, contribuindo com o desenvolvimento […]

1 de julho de 2021 07:54

Com 18 anos de existência, Instituto mantém projetos de responsabilidade social que beneficiam a população paranaense

edição 56

ICI

Em junho de 2016, o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) completou 18 anos de sua criação. Neste período, implantou diversos projetos de tecnologia da informação e comunicação (TIC) voltados à gestão pública, contribuindo com o desenvolvimento da administração de cidades em toda a extensão do Brasil: Osasco (SP), Teresina (PI) e Curitiba (PR) são algumas delas.

 

Curitiba, por exemplo, é considerada hoje a terceira cidade mais inteligente do Brasil, segundo a classificação Connected Smart Cities, e a primeira no Ranking Nacional da Transparência, divulgado pelo Ministério Público Federal. “Temos orgulho dos resultados obtidos pela administração de Curitiba”, declara o diretor-presidente do ICI, Luís Mário Luchetta. “Esse reconhecimento demonstra que o trabalho desenvolvido pelo Instituto está contribuindo para que a cidade avance e se destaque cada vez mais.”

 

Este é o propósito do ICI: contribuir com o desenvolvimento da administração pública. Mas, desde a sua criação, em 1998, o Instituto vai além, mantendo projetos de responsabilidade social que beneficiam a comunidade. Como previsto em seu estatuto, o ICI desenvolve ou participa de projetos de ação social, com enfoque na inclusão digital, melhoria ou modernização na prestação de serviços públicos.

 

Atualmente, são três as áreas em que a organização atua gratuitamente em prol da população: fornecimento de rede wi-fi em Curitiba, disponibilização do aplicativo Hemogram, em parceria com o Hemepar, e apoio ao programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

 

“É de fundamental importância para o ICI manter esses projetos”, diz o diretor técnico Fabricio Zanini. “Além do compromisso com os nossos clientes, temos esse compromisso com a comunidade, e não medimos esforços para que nossas soluções estejam em pleno funcionamento em cada uma das ações em que estamos envolvidos.”

 

A mais antiga delas é a parceria com o programa Justiça no Bairro. Este foi criado em 2003 pela desembargadora Joeci Machado Camargo com o objetivo de proporcionar atendimento jurídico de forma célere e gratuita aos paranaenses vulneráveis economicamente, garantindo a cidadania da população. Em 2004, surgiu o apoio do ICI, que inicialmente sedia 40 equipamentos para a realização dos eventos do programa.

 

Hoje, o Instituto disponibiliza e mantém um sistema de informações em plataforma web, por meio do qual é feito o cadastro inicial das partes, a montagem dos termos e liberação para homologação, com assinatura eletrônica e integração ao Projudi, sistema utilizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

 

Além disso, presta suporte técnico durante os eventos itinerantes do programa. Somente em 2015, foram mais de 20 eventos realizados em todas as regiões do Estado do Paraná. Esses eventos ultrapassaram a marca de 350 mil atendimentos à população, com 12.529 audiências e 1.951 casamentos realizados.

 

Rede wi-fi gratuita

Em 2008, o ICI iniciou a disponibilização de redes de wi-fi públicas e gratuitas na cidade de Curitiba. Os primeiros locais a receberem o sinal foram o Parque Barigui, Mercado Municipal e a Rua da Cidadania Matriz. No ano de 2012, mais pontos passaram a contar com essa tecnologia: Largo da Ordem, Jardim Botânico, Praça da Espanha e novas ruas da Cidadania.

 

Para acessar a rede, o cidadão deve se cadastrar no Passaporte Curitiba. Após o primeiro cadastro, basta entrar com login e senha. As informações sobre cadastro e cobertura da rede wi-fi estão disponíveis no site passaportecuritiba.org.br.

 

 

 

Aplicativo que incentiva a doação de sangue

Em março de 2013, o ICI lançou o aplicativo Hemogram, ferramenta desenvolvida em plataforma Android com o objetivo de incentivar a doação de sangue e o compartilhamento de pedidos. Em julho do mesmo ano, estabeleceu parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), para expandir ainda mais essa atuação.

 

Recentemente, em maio deste ano, o ICI lançou uma nova versão do aplicativo, trabalho desenvolvido ainda em parceria com o Hemepar. Nessa nova versão, foi incluída a funcionalidade de compartilhamento dos pedidos de doação via Facebook e alertas para notificar os doadores sobre a data da próxima doação. O aplicativo está disponível gratuitamente para download na Google Play.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito